A injeção intracavernosa é uma das opções para o tratamento de disfunção erétil (DE). Geralmente, recomenda-se essa linha de tratamento para pacientes que não conseguem atingir o efeito desejado com a medicação oral.
Trata-se de uma alternativa à prótese peniana, que é considerada uma medida mais extrema. Além disso, esses medicamentos injetáveis podem ser associados a outros procedimentos, como a psicoterapia.
1. Para quem esse tratamento é recomendado?
O tratamento com injeção intracavernosa é indicado especialmente para homens que tentaram, sem sucesso, solucionar a D.E. com medicação oral. Porém, antes de aderir aos medicamentos injetáveis, recomendamos ainda a investigação das causas desse distúrbio, que pode estar associado a doenças e estilo de vida.
De acordo com o Portal da Urologia, entre os motivos mais comuns de disfunção erétil, destacam-se:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Triglicérides altos;
- Síndrome metabólica causada pela obesidade;
- Sedentarismo;
- Excesso de álcool;
- Fumo.
A psicoterapia é importante para lidar com a ansiedade gerada pela dificuldade constante em obter ou manter a ereção.
Além disso, pacientes em um relacionamento estável terão mais facilidade para utilizar medicamentos injetáveis. Afinal, a aplicação deve ser feita entre cinco e quinze minutos antes de iniciar a relação sexual e com o apoio de um parceiro ou parceira é possível ter um resultado ainda mais satisfatório.
2. Como aplicar a injeção intracavernosa?
Para aplicar uma injeção intracavernosa, o paciente deve ter em mãos o medicamento (caso na sua composição tenha Prostaglandina, o mesmo deve ser mantido sobre refrigeração), uma seringa descartável de 0,5 ml ou 1 ml e álcool gel. O ideal é que a agulha utilizada tenha 0,25 mm a 0,3 mm de calibre e entre 6 mm e 8 mm de comprimento.
Antes de aplicar a injeção, é necessário espalhar o álcool gel na lateral do pênis. Em seguida, o paciente deve aplicar a injeção nesse mesmo lugar, aspirando na seringa a dosagem correta prescrita pelo médico. Isso porque na parte de cima do pênis estão os nervos e artérias que garantem a sensibilidade da glande, já na parte inferior fica o canal da urina.
Na hora da aplicação, a seringa deve ficar inclinada em 90 graus e seu conteúdo precisa ser injetado sem pressa. Para não formar hematomas e fibrose no pênis, é importante massageá-lo depois, pressionando, porque é possível que sangre.
Acrescentamos que o ideal é que a primeira aplicação seja feita com acompanhamento do urologista ou andrologista até mesmo para fazer um teste de ereção em consultório. Afinal, o médico deve orientar o paciente e transmitir segurança no procedimento, além de observar a dose mais adequada.
3. Quais são os medicamentos injetáveis disponíveis?
Nesse tratamento, costumam ser usadas 3 drogas vasodilatadoras: Papaverina, Fentolamina e Prostaglandina. Elas são ministradas com diferentes níveis e combinadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Existem duas combinações de medicamentos para injeção intracavernosa muito eficientes disponíveis no mercado. São elas: Bimix e Trimix. Uma das fórmulas de Bimix é composta por 30 mg/ml de Papaverina e 1 mg/ml de Fentolamina.
Já a injeção Trimix mais comum contém 1 mg/ml de Fentolamina, 10 mcg/ml de Alprostadil e 30 mg/ml de Papaverina. De acordo com alguns estudos, a Trimix chega a ter mais eficácia que o Alprostadil isolado, além de causar menos ereções dolorosas.
Uma informação importante é que o tratamento com Bimix ou Trimix deve ter início com uma dose moderada. Caso seja necessário, é possível aumentar a quantidade das substâncias utilizadas.
4. Medicamentos injetáveis oferecem risco?
A injeção intracavernosa provoca uma ereção prolongada que pode causar alguns riscos ao paciente. Um deles é o priapismo, uma ereção que dura um tempo superior a duas horas, podendo causar lesões no tecido peniano.
Outro problema que pode ser causado pela medicação injetável é a fibrose peniana. Para evitá-la, é fundamental utilizar agulhas finas e fazer massagens, conforme citamos anteriormente.
Além disso, a aplicação do medicamento pode ser dolorosa, o que desmotiva a adesão a esse tratamento para disfunção erétil.
5. Onde a injeção para DE é encontrada?
A injeção intracavernosa para disfunção erétil pode ser encontrada em locais de manipulação especializados em saúde sexual masculina. É o caso da Flukka, um laboratório com experiência em desenvolver esse tipo de medicamento.
Além de oferecermos diferentes opções de soluções injetáveis, contamos com uma equipe qualificada, que presta suporte a médicos e pacientes.
E mais: temos um serviço de logística eficiente, capaz de realizar entregas em todo o território nacional. Basta enviar a receita e solicitar um orçamento.
Se você conhece alguém que precisa começar um tratamento de disfunção erétil com injeção intracavernosa, recomende este artigo.