A queda de cabelo não deve ser considerada um problema se você perder até cerca de 100 fios por dia. Afinal, é comum e natural que isso ocorra, principalmente durante o outono e inverno, estações em que a raiz do cabelo recebe menos sangue e nutrientes.
Alguns procedimentos também podem causar a quebra do cabelo, como o uso constante de chapinha, produtos para o alisamento e descoloração. Outra situação onde a queda de cabelo é inevitável é durante o tratamento com quimioterapia.
Porém, se o seu cabelo estiver caindo excessivamente e você não se enquadrar em nenhuma dessas hipóteses, deve continuar lendo nosso artigo. Nele, nós explicamos possíveis causas para queda de cabelo
1. Queda de cabelo devido à covid-19
Um terço dos brasileiros que tiveram covid-19 passaram a apresentar queda de cabelo em seguida. A informação é do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa em Medicina Capilar (Ibemc) sendo compartilhada no site G1.
Segundo a reportagem, nesses casos, o fio tende a se desprender do bulbo capilar antes de completar seu ciclo. Além disso, o estresse e a febre típicos dessa doença acabam agravando o problema.
Para tratar essa sequela da covid-19, os pacientes recuperados são orientados a tomar complexos vitamínicos.
2. Pós-parto
É comum enfrentar a queda de cabelo após uma gestação, devido a mudanças hormonais e ao estresse. O mais comum é que isso ocorra cerca de três meses depois do parto, com uma duração de até dois meses.
Apesar de ser mais raro, também é possível que esse problema aconteça durante a gravidez. Uma explicação provável é o aumento de progesterona no organismo.
3. Anticoncepcional
Alterações hormonais causadas por troca de anticoncepcional também podem ocasionar a queda de cabelo. No entanto, o problema não deve permanecer por muito tempo.
Por isso, se o cabelo estiver caindo excessivamente e por um longo período, é fundamental consultar um dermatologista.
4. Estresse
O desgaste físico e mental causado pelo excesso de estresse também afeta o cabelo, causando sua queda. Além disso, se seu cabelo estiver caindo por outra razão, o estresse pode ser um agravante.
5. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos podem causar ou acentuar a queda de cabelo. Isso ocorre especialmente quando você começa um tratamento ou usa a medicação por muito tempo.
Por isso, se você toma remédios para pressão alta, anticoagulantes ou antidepressivos, entre outras drogas, deve ficar atento. Se o seu cabelo começar a cair, converse com seu médico.
6. Hipotiroidismo
Quando a tireoide não funciona como deve, diversos hormônios deixam de ser produzidos da maneira ideal ou em quantidades suficientes. Por isso, quem tem hipotiroidismo pode ter que lidar com a queda de cabelo causada por problemas hormonais.
7. Excesso de vitaminas
Se você toma suplementos com as vitaminas A e B, precisa ficar atento. Isso porque seu excesso também pode causar queda de cabelo.
Nossa dica é que você siga as recomendações de um nutricionista, de modo a tomar a dose correta de suplementos.
Neste artigo, abordamos alguns dos principais motivos para a queda de cabelo. Gostou do nosso texto? Compartilhe com alguém!