Skip to main content

O bem-estar feminino vem alcançando o devido destaque em meio às rodas de conversa entre especialistas e equipes de trabalho. Em 2021, um levantamento realizado pela consultoria norte-americana, McKinsey, revelou que 42% das mulheres em ambientes corporativos apresentaram sintomas da Síndrome de Burnout, enquanto os homens correspondiam a 35%.

Esses dados acenderam o sinal de alerta em virtude do alto crescimento no número de casos em relação ao ano anterior, quando representavam 32% e 28%, respectivamente. Vale notar que, em ambas pesquisas, as mulheres lideraram o percentual de indivíduos com sintomas da doença, cuja principal causa está diretamente relacionada ao excesso da jornada de trabalho.

De posse dessas informações, torna-se evidente a necessidade de abordar os principais temas acerca do bem-estar feminino, além dos meios pelos quais é possível promover mais saúde e qualidade de vida para as mulheres.

Saúde mental x Saúde emocional

Muitas pessoas confundem ou mesmo não sabem das diferenças existentes entre os termos saúde mental e saúde emocional – afinal de contas, as duas coexistem; e se uma não estiver bem, consequentemente a outra acaba sendo desequilibrada. Ou seja, não há nada de excêntrico em desconhecer o que cada uma representa.

Sendo assim, iremos te explicar melhor sobre os sintomas que surgem e quais são os profissionais ou tratamentos adequados para cada caso.

Saúde mental

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), não existe uma definição oficial sobre o que é a saúde mental. Entretanto, o termo está relacionado à forma como lidamos com as adversidades da vida e do cotidiano, ao modo que reagimos às exigências e desafios impostos pelo meio social.

O bom equilíbrio da mente reflete na nossa capacidade de harmonizar as circunstâncias e encarar as dificuldades de forma positiva, seja no âmbito familiar ou profissional. Em contrapartida, quando mal trabalhado, esse desequilíbrio pode acarretar em sintomas de ansiedade e até depressão, o que requer o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra.

Saúde emocional

Por outro lado, a saúde emocional está associada ao estado de espírito de cada um, bem como ao controle de sentimentos e comportamentos instigados por agentes externos diversos.

Desmotivação, procrastinação e falta de empatia são sintomas comuns de um emocional abalado, que afetam as relações interpessoais com desconhecidos e pessoas próximas. Nesses casos, recomenda-se a prática de terapias alternativas e hipnoterapias para o tratamento da saúde emocional.

Saúde física: dicas para o bem-estar feminino

Tendo em vista que a saúde do corpo é uma só, é preciso considerar que a prática de atividades físicas é essencial para manter a mente e o emocional em dia. Além disso, ter a autoestima como prioridade é fundamental para o bem-estar feminino, porque, entre outros benefícios, melhora a sua percepção sobre si mesma e sobre o mundo à sua volta.

Por isso, listamos algumas tarefas simples que fazem tamanha diferença na sua rotina e qualidade de vida:

1. Faça exames de rotina

Fazer consultas médicas de forma regular é indispensável para a garantia da boa saúde da mulher, uma vez que, com a realização dos exames de rotina, é possível identificar o surgimento de doenças precocemente e aumentar as chances de cura. Entre os mais comuns estão: hemograma, mamografia e Papanicolau.

2. Faça atividade físicas

A prática regular de exercícios físicos fortalece a musculatura, diminui a pressão arterial e auxilia na circulação sanguínea, melhora a imunidade, diminui os riscos de ataques cardíacos, além de promover o bem-estar físico e mental para a sua saúde.

3. Durma bem

Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios ao organismo, tais como o fortalecimento do sistema imunológico, redução do estresse, ativação da memória, melhoria do humor e controle do apetite, entre outros.

4. Cuide da sua beleza

Mantenha sempre uma rotina de skincare: cuide da pele, dos cabelos, das unhas, e se sinta mais confortável e bela. Além disso, adote uma imagem pessoal positiva! Ficar de bem consigo mesma é essencial para o seu bem-estar feminino.

5. Faça terapia

Sempre que preciso, conte com um profissional da sua confiança para te ajudar nos momentos difíceis da vida. A terapia nos mostra como trilhar os caminhos de cabeça erguida, como também ensina a solucionar problemas através da lógica.

Conclusão

Se você, mulher, está em busca de uma vida mais leve e saudável através de boas práticas e do autoconhecimento, acompanhe o blog da Flukka e confira outros materiais que preparamos para você. Além disso, conheça também a nossa gama de produtos e medicamentos voltados para a saúde e o bem-estar feminino.

Leave a Reply