A ejaculação precoce (EP) é uma disfunção que ocorre quando o homem atinge o orgasmo pouco tempo depois de iniciar a relação sexual ou até mesmo antes da penetração. Essa condição atinge homens de todas as idades, inclusive os mais jovens. E também pode estar associada a fatores emocionais,
A ejaculação precoce prejudica diretamente os relacionamentos e impacta na autoestima dos homens.
1. O que caracteriza a ejaculação precoce?
A ejaculação precoce, conforme mencionamos, é aquela que ocorre com poucos estímulos. Normalmente, um homem que não passa por essa condição atinge o orgasmo a partir de dois minutos após o início da relação. Já a EP pode ocorrer antes mesmo do homem penetrar sua parceira.
Não existe diagnóstico de ejaculação precoce se isso ocorrer como um acontecimento pontual. Para diagnosticar alguém com esse distúrbio, o evento deve acontecer em pelo menos 75% das relações e persistir por seis meses.
Esse é o critério que consta no Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, em sua última edição.
2. O que causa a ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é muito comum em adolescentes devido aos seus hormônios, que causam muita excitação, assim como a ansiedade gerada pela inexperiência. Porém homens de diversas idades podem ter esse distúrbio.
Na verdade, a ejaculação precoce está relacionada à adrenalina, devido ao hormônio do estresse, que intensifica a ansiedade. Essa adrenalina, que vai aumentando com os estímulos sexuais, resulta em uma ejaculação rápida.
3. Quais são os tipos de ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é dividida em duas categorias:
- Primária: nesse caso, o homem não consegue controlar sua ejaculação desde o início da sua vida sexual, tendo relações sexuais que duram até um minuto;
- Secundária: é quando um homem que anteriormente apresentava um desempenho sexual normal, passa a conviver com essa condição com o passar dos anos.
4. Qual o número de pessoas afetadas por essa condição?
Esta reportagem do G1 traz um dado relevante sobre o número de pessoas afetadas pela ejaculação precoce. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, um a cada três homens desenvolve essa dificuldade.
5. Ejacular mais rápido, depois de muitos dias sem ter relações sexuais, é normal?
O acúmulo de espermatozoides é o que explica essa reação natural no homem que ficou muito tempo sem ter relações sexuais. O que pode mudar esse cenário é a masturbação durante esse tempo de espera.
6. Quais são os tipos de tratamento disponíveis?
Como a ejaculação precoce costuma estar associada a questões psicológicas, alguns medicamentos recomendados são:
- Antidepressivos ISRS, como sertralina, paroxetina, fluoxetina e citalopram;
- Antidepressivos tricíclicos, entre eles, amitriptilina e domipramina;
- Alguns medicamentos ansiolíticos, como alprazolam e lorazepam.
É possível associar inibidores de PDE aos ISRS ou utilizá-los em monoterapia a fim de aumentar o tempo de latência ejaculatória. Pomadas e cremes de aplicação local também podem ser utilizados para retardar a ejaculação.
Outra alternativa de tratamento para ejaculação precoce é a psicoterapia, que pode abordar suas causas.
7. Quanto tempo antes da relação, é necessário tomar os medicamentos?
Os medicamentos antidepressivos são de uso contínuo e demoram aproximadamente 10 dias para começar a fazer efeito. Já os anestésicos locais, utilizados para retardar a ejaculação, devem ser aplicados no pênis entre 10 e 15 minutos antes da relação sexual.
Por sua vez, o Viagra, que é um inibidor de PDE, deve ser ingerido cerca de uma hora antes do contato íntimo, segundo a Anvisa.
8. Onde encontrar os medicamentos mais efetivos contra ejaculação precoce?
Aqui, na Flukka, você encontra os medicamentos mais eficientes para saúde sexual masculina, incluindo as opções para o tratamento de ejaculação precoce. E o melhor de tudo, você conta com um time de especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas.
Além disso, nosso serviço de logística permite entregar medicações em todo o território nacional. Para isso, basta enviar sua receita e solicitar um orçamento, clicando aqui.
Neste artigo, abordamos o que é ejaculação precoce, quais suas causas e medicamentos comercializados pela Flukka para combater essa condição. Se esse texto foi útil para você, compartilhe com outra pessoa que se interesse pelo tema.