Skip to main content

Os cuidados com a saúde masculina ainda são considerados um tabu por muitos homens de diferentes idades, culturas, níveis econômicos e sociais, haja vista que a desinformação, a falta de políticas públicas, a disseminação de notícias falsas e o preconceito acabam por afetar o comportamento desses indivíduos, além de desencorajá-los a fazerem consultas e exames médicos periódicos.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em 2022, a população masculina do Brasil vive em torno de sete anos a menos que as mulheres: enquanto elas vivem 79,3 anos, em média, a expectativa de vida dos homens é de 72,2. Já no mundo todo, as mulheres vivem pelo menos 1,4 anos a mais que os homens – é o que apontam os números da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com base nessas informações, fica evidente o quão é preciso abordar as questões voltadas à saúde masculina e, assim, impactar na sua expectativa e qualidade de vida. Neste artigo, iremos abordar alguns dos mitos e verdades mais comuns desse tema, a fim de esclarecer suas dúvidas de forma confiável e segura.

“Disfunção erétil tem tratamento”

Verdade – Na maioria dos casos, a disfunção erétil está relacionada a causas psicológicas que atingem homens de todas as idades, embora com maior incidência a partir dos 40 anos — além disso, há casos que são acometidos por problemas vasculares. De todo modo, para ambas as circunstâncias, existe o tratamento adequado com medicamentos e o acompanhamento de profissionais especialistas em saúde masculina.

“Vasectomia causa disfunção erétil”

Mito – A vasectomia é uma cirurgia simples que consiste na interrupção da passagem dos espermatozoides, feita com anestesia local e efetividade superior a 99%. Na verdade, o procedimento não tem nada a ver com a atividade sexual do paciente, uma vez que não afeta em nada a ereção, libido, ejaculação ou mesmo função urinária.

“Ansiedade causa ejaculação precoce”

Verdade – Entre outras causas que afetam a saúde masculina, tais como o excessos de masturbação e consumo de pornografia, a ansiedade pelo desempenho sexual é responsável por muitos casos de ejaculação precoce. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima-se que 30% dos homens brasileiros sofram com esse problema durante a prática sexual.

“Câncer de próstata surge apenas em idosos”

Mito – Sem dúvidas, esse é um dos grandes mitos que se espalha pelo público masculino. Na verdade, cerca de 35% dos casos da doença acometem homens com idades entre 40 e 65 anos, sendo um alerta para que esses indivíduos acompanhem a saúde do corpo através de consultas e exames periódicos.

“Câncer de próstata é hereditário”

Verdade – Homens com histórico familiar em que já houve casos da doença, seja o pai, avô, um irmão ou tio, é preciso ter a atenção redobrada com sua saúde masculina. Uma vez que a probabilidade da doença se manifestar mais cedo, o recomendado é que as visitas ao urologista comecem aos 45 anos, ou o quanto antes.

“O exame de toque é dolorido”

Mito – Apesar de desconfortável, o exame de toque não gera dor no paciente, afinal, é um procedimento rápido, que dura em torno de 10 segundos, e pode revelar outras doenças além do próprio câncer de próstata, tais como: hemorroidas, prostatite e hiperplasia.

“Câncer de próstata pode ser fatal”

Verdade – O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não manifesta sintomas, o que contribui para que seja a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens brasileiros. Por isso, é de extrema importância deixar o preconceito de lado e cuidar mais da saúde masculina para ter o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura, em caso positivo.

Conclusão

Neste artigo, você viu dados relevantes sobre o fato de que a expectativa de vida dos homens está intrinsecamente ligada à forma como lidam com a própria saúde masculina. Em muitos casos, pela falta de informação ou mesmo pelo preconceito gerado pela disseminação de mitos e notícias falsas.

Para se manter bem informado e ficar por dentro das novidades sobre saúde, medicamentos, procedimentos médicos e farmacêuticos, clique aqui e confira o blog da Flukka Pharma. Além disso, siga as nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos.

Leave a Reply